11.9 C
São Paulo
sábado, 14 junho, 2025
InícioNotíciasMercadão participa da Virada Cultural 2025 com espetáculo circense "Cortejo das Manas"

Mercadão participa da Virada Cultural 2025 com espetáculo circense “Cortejo das Manas”

Apresentações gratuitas acontecem no dia 25 de maio e levam música, brincadeiras e números circenses aos corredores do mercado

Publicado • 23/05/25 às 15:48h

O Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, entra oficialmente no circuito da Virada Cultural 2025, com duas apresentações gratuitas do espetáculo “Cortejo das Manas”, da Trupe Las Manas. No dia 25 de maio, o público poderá acompanhar a performance às 10h e às 12h, que acontecerão nos corredores do mercado.
.

WhatsApp-Image-2025-05-12-at-20.18.20--1-

O espetáculo itinerante intervencionista mistura palhaçaria feminina, malabares, acrobacias, pernas de pau e música ao vivo, em números que têm como essência o espírito do circo de rua.

Formada por palhaças, acrobatas, pernaltas e musicistas, a Trupe Las Manas surgiu de uma colaboração com comunidades de ocupações de moradia em São Paulo. O grupo nasceu como iniciativa de circo social e criou o cortejo como forma de atrair o público para suas apresentações, levando arte a espaços populares e promovendo encontros afetivos e culturais. 

 “A Virada Cultural é o maior evento cultural da cidade, já faz parte do calendário oficial do paulistano. É uma festa que transforma São Paulo e leva arte para todos os cantos. Participar dessa programação pela primeira vez é muito simbólico para o Mercadão. Nosso espaço é histórico, diverso e popular — e ver artistas circulando pelos corredores, interagindo com o público, reforça esse papel do Mercadão como ponto de encontro entre cultura e tradição”, afirma Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP.

Google search engine

Serviço:

Local:
[A confirmar – Espaço de Eventos ou corredores do Mercadão]
Data:
25 de maio de 2025 (domingo),
das 10h às 11h e das 12h às 13h

Evento gratuito
Endereço:
Rua da Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo

Sobre a Mercado SP SPE S.A      

Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A – Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.

Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)       

Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.

Google search engine

Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato      

Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.    

Artigos Relacionados
- Publicidade -
Google search engine

Mais populares