18.2 C
São Paulo
quinta-feira, 4 dezembro, 2025
InícioHistórias de VidaPersonalidades negras que estão transformando seus setores no Brasil

Personalidades negras que estão transformando seus setores no Brasil

Em áreas como tecnologia, comunicação, audiovisual, ESG, cultura e impacto social, profissionais negros protagonizam mudanças estruturais e inspiram novas gerações

São Paulo • 29/10/25 às 21:31h

O Mês da Consciência Negra é um convite à reflexão sobre o passado, o presente e o futuro da população negra no Brasil. A data central, 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência e da luta contra a escravidão, e reforça a importância de reconhecer o protagonismo negro na construção do país. Mais do que um momento de celebração, novembro é um chamado para valorizar as vozes, narrativas e realizações que moldam o Brasil contemporâneo.

Da inovação tecnológica ao audiovisual, da comunicação à economia regenerativa, das telas à gestão corporativa, profissionais negros têm liderado transformações, redefinindo referências e inspirando novas gerações. A seguir, destacamos algumas dessas personalidades que podem contribuir com análises, entrevistas e reflexões sobre o papel da população negra na construção de um futuro mais justo e plural:

Licinio-Araujo
Licínio Araújo, ator (Foto: Divulgação)

Licínio Januário, ator, roteirista e diretor

Ator e roteirista angolano, Licínio Januário construiu uma trajetória marcada pela potência de suas interpretações e pelo compromisso com a representatividade negra no audiovisual. Radicado no Brasil, já integrou o elenco de produções como Medida Provisória, de Lázaro Ramos, Sem Filtro (Netflix), How to Be a Carioca (Star+) e Magia de Aruna (Disney+). Além de atuar, é fundador da Wolo, produtora voltada à criação e desenvolvimento de projetos que ampliam as perspectivas sobre identidade, diáspora e ancestralidade africana. Sua presença nas telas reafirma o protagonismo negro na construção de novas narrativas e o poder da arte como ferramenta de transformação cultural.

Google search engine
Luana-Ozemela-Chief-Sustainability-Officer-do-iFood.-Creditos-de-TBS-Estudio
Luana Ozemela, Chief Sustainability Officer do iFood. Créditos de TBS Estúdio

Luana Ozemela, Chief Sustainability Officer do iFood

Luana Ozemela (45) é Chief of Sustentability do iFood, Conselheira do Global Future Councils 2025, iniciativa do Fórum Econômico Mundial, 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Línea 2023, Conselheira do Capitalismo Consciente, vencedora do Prêmio 2023 Sim a Igualdade Racial na Categoria Liderança, reconhecida como as 100 Mulheres da Inovação 2023 pela Revista Época, conselheira da UNICEF, CEERT, cofundadora da BlackWin, DIMA, PreCapLab e GryndTech.Ex-funcionária do Banco Interamericano de Desenvolvimento envolvida em projetos de equidade em 20 países da América Latina e do Caribe. Ela atua na interseção entre tecnologia, equidade e impacto social, e pode compartilhar reflexões sobre inclusão nas lideranças, criação de oportunidades e o papel da população negra na economia do futuro.

Ana-Bavon-advogada-e-estrategista-especializada-em-governanca-social-impacto-corporativo-e-responsabilidade-institucional.-Creditos-de-Rogerio-Vieira
Ana Bavon, advogada e estrategista especializada em governança social, impacto corporativo e responsabilidade institucional. (Foto: Rogério Vieira)

Google search engine

Ana Bavon, advogada estrategista e especialista em ESG e inclusão corporativa

Advogada estrategista na Ana Bavon Consultoria – sua consultoria de inteligência em Direitos Humanos e ESG, que atende clientes como Bayer, Gol Smiles, TransUnion, Alpargatas, Visa, e outras organizações mais. Professora titular do MBA em ESG da Faculdade Exame, e professora convidada em instituições como FIA USP. Conselheira Independente e Conselheira Consultiva do Movimento Elas Lideram do Pacto Global da ONU. Membra do Comitê de Auditoria do Pacto Global da ONU. Ana assina uma coluna mensal na revista Fas tCompany Brasil e foi colunista convidada da Revista Forbes, Consumidor Moderno e Jornal Estadão. TedxSpeaker por 4 vezes, incluindo o TedxSão Paulo maior da America Latina. Em 2023 Ana Bavon foi speaker e parte da delegação brasileira no 12º Fórum Mundial de Empresas e Direitos Humanos promovido pelo alto comissariado da ONU no Palácio das Nações em Genebra na Suíça.

Tatiana-Carvalho-Costa---cr-Pablo-Bernardo
Tatiana Carvalho Costa, presidente da APAN (Foto: Pablo Bernardo)

Tatiana Carvalho, Presidente da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN)

Pesquisadora, curadora e roteirista, Tatiana Carvalho Costa é uma das principais articuladoras da política no cenário audiovisual negro brasileiro. Ela está a frente da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) e tem atuado pela consolidação de políticas públicas afirmativas, equidade de oportunidades e pela valorização da produção negra no cinema e na televisão. Ela tem mais de duas décadas dedicadas ao audiovisual e é curadora de mostras e festivais nacionais e internacionais, além de ser pesquisadora das relações entre imagem, território e identidade.

Silvana-Inacio-CEO-e-fundadora-da-Si-Comunicacao
Silvana Inácio, CEO e fundadora da Si Comunicação (Foto: Divulgação)

Silvana Inácio, CEO e fundadora da agência de PR Si Comunicação

Com mais de 30 anos no mercado, Silvana Inácio é pioneira na comunicação corporativa e fundadora de uma das poucas agências comandadas por uma mulher negra no Brasil. Pode trazer reflexões sobre narrativa, visibilidade e a importância de construir reputações que valorizem a diversidade.

Google search engine
Artigos Relacionados
- Publicidade -
Google search engine

Mais populares